Agora que todos temos de usar máscaras sociais devido à pandemia da covid-19, a nossa marca “Máscaras Certificadas” tem uma novidade para partilhar consigo: no nosso site (www.mascarascertificadas.pt) já pode comprar máscaras reutilizáveis para adulto certificadas com 10 lavagens.

Até ao momento estas nossas máscaras comunitárias, disponíveis em azul, preto e branco, só tinham obtido o certificado do CITEVE para sofrerem cinco lavagens, mas, após mais testes em laboratório, já conseguimos assegurar pelo menos dez lavagens. De qualquer forma, este é um número que está em constante mudança, porque de dia para dia as nossas máscaras de tecido continuam em laboratório para serem passivas de serem lavadas mais vezes.

Afinal, como deve ser lavada uma máscara social?

Depois de encomendar e receber as suas máscaras certificadas em casa, há vários cuidados que deve ter. Antes de mais, todas as máscaras reutilizáveis, sejam de adulto ou de criança, devem ser lavadas antes da primeira utilização. Como estes nossos acessórios de proteção individual possuem um clipe nasal para se ajustarem melhor ao rosto de cada pessoa, não deve nunca esquecer-se de o remover antes da lavagem e voltar a colocar após a máscara já estar seca e limpa. Retirado o clipe, a máscara estará pronta a ser lavada na máquina. Segundo as nossas recomendações, baseadas nos critérios de segurança e de higiene divulgados pela Direção-geral da Saúde, Infarmed e CITEVE, a máscara deve ser lavada num ciclo de lavagem completo de no mínimo de 30 minutos, a 60º, com detergente. Antes de a voltar a utilizar de novo, certifique-se que a mesma está bem seca e sem qualquer tipo de humidade. Caso queira trocar de máscara com alguém que vive na mesma habitação, esta deve sempre ser lavada nos parâmetros anteriormente referidos para assegurar a segurança de todos. Todas as máscaras reutilizáveis de adulto que encontra na plataforma www.mascarascertificadas.pt estão certificadas para irem até 10 vezes à maquina de lavar roupa.

Como deve ser utilizada uma máscara reutilizável?

Se já sabe como deve lavar a sua máscara reutilizável certificada, importa agora aprender a usá-la. Apesar da sua colocação ser relativamente simples, a máscara carece de outros cuidados que são crucias na função de proteção que este acessório desempenha.

As nossas máscaras de tecido são feitas em tecido 100% algodão (TNT) de elevada qualidade e capacidade de filtração, o que lhes permite ter apenas uma camada ao invés de muitas outras que estão disponíveis no mercado português. Deste modo conseguimos acautelar uma sensação de leveza na face, assim como um extremo conforto e frescura. Agora que a chuva parece já ter dado tréguas e o verão ter chegado para ficar, importa usar máscaras reutilizáveis que não provoquem ainda mais calor no rosto, caso contrário pode levar a pessoa que a usa a não ter vontade de a colocar. Com as nossas máscaras sociais este não é um fator com que terá de se preocupar.

A máscara de tecido certificada possui dois elásticos, um do lado esquerdo e outro do lado direito. Poderá verificar que os nossos elásticos, independentemente da cor da máscara que escolher, são todos brancos. O facto de não serem tingidos com nenhuma cor faz com que tenham uma maior elasticidade, exercendo assim menor pressão nas orelhas. De qualquer forma, pode sempre optar por colocar o fixador que lhe oferecemos e prender neste os elásticos.

Deve sempre agarrar na sua máscara pelos elásticos, evitando tocar o menos possível na zona do tecido. Depois de colocados os elásticos, ajuste o seu clipe nasal de forma a assentar o melhor possível no seu nariz. Durante a sua utilização, não toque na máscara. Caso precise de tocar, certifique-se que as suas mãos estão desinfetadas, de modo a não contaminarem este acessório com qualquer tipo de bactérias.

Passadas quatro horas, o número de horas máximo que deve ter uma máscara no rosto, deve trocar por uma nova ou sempre que esta estiver húmida. Para a retirar, deve seguir exatamente os mesmos passos que seguiu no momento de aplicar a máscara: retirar pelos elásticos e colocar de imediato para lavar.

Onde posso encontrar máscaras reutilizáveis certificadas?

É no site www.mascarascertificadas.pt que pode encontrar máscaras laváveis até dez lavagens. Ao entrar na plataforma pode optar por comprar máscaras individuais ou em packs de 10, em tamanho adulto ou de criança. Basta depois escolher qual a sua cor preferida, encomendar e irá receber a sua encomenda num prazo máximo de 72h.